Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Prefeitura que conhecer os problemas; venha que mostramos

leave a comment »

A decisão do prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) de criar o Gabinete de Gestão das Subprefeituras, da qual será titular a vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB) para dar um novo e supostamente melhor fluxo para as demandas dos bairros que compõe a cidade será bem vinda, se funcionar. O gabinete que, espero, não agregue apenas mais despesas ao erário público deverá estreitar a ligação entre esse gabinete e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras no sentido de tramitar as demandas que, reconheçamos, tem ficado muito aquém.

A decisão foi revelada durante uma visita ao Jardim São Luís, na região do M’Boi Mirim, zona sul da capital no dia 5. O gabinete deverá ser criado por meio de decreto até o final deste ano. Disse o prefeito, que vai melhorar as informações que ele só acaba conhecendo quando visita os bairros. Espero que não seja exatamente isso que ele diz, pois para que servirão então os subordinados e os subprefeitos senão para, também, informar o prefeito.

Claro que em diversas ocasiões já ouvi queixas de servidores e de cargos mais elevados na prefeitura revelando que nunca é tão simples se chegar ao prefeito com tempo para que ele os escute. Isso nesta e nas outras administrações.

O certo é que com a mudança, as lideranças de bairro vão ter que bater agora em outra porta diminuindo a quantidade de demandas que chegava com dificuldades a coordenação anterior. A iniciativa ainda é bem vinda se isso não significar, agora, passar o apagador na lousa onde estão anotadas todas as demandas que existem e que foram encaminhadas à prefeitura.

Ou seja, que não seja uma forma de ganhar tempo com os agentes públicos alegando coisas do tipo “Agora isso [a demanda] tem que se encaminhar ao gabinete”, fazendo com que dias, meses e até anos de lutas, de reuniões e mobilização das comunidades, das vilas e bairros voltem à estaca zero. Se isso ocorrer será como ‘um passa moleque’, nas legítimas reivindicações.

Para evitar e não permitir isso, lembro, as lideranças todas, para que se atentem. Principalmente as do bairro de São Mateus com seus três imensos distritos e que juntos tem muita demanda para continuar a apresentar e serem atendidas.

Dando um voto de crédito para a atual administração e, por tabela, para a vice-prefeita, desde já e em nome das comunidades; mesmo sem procuração delas, faço o convite para que ela se aproxime. Venha conhecer a imensidão territorial e a quantidade de problemas que temos aqui em São Mateus, Iguatemi e São Rafael. Ela pode e deve até mesmo passar algum tempo dentro da própria Subprefeitura de São Mateus para constatar a escassez de quase tudo: de recursos a material humano qualificado, falta de boa vontade e dinheiro em caixa para as despesas. Lá ela, e o gabinete, quando for criado, poderão, se ainda der tempo, encontrar máquinas paradas e sucateadas; os novos carros do Conselho Tutelar disponível, mas estacionado por falta de combustível e regularização e outras coisas mais.

Quando ela sair visitando os locais, pode convidar a reportagem que iremos juntos. Ela vai se deparar com centenas de irregularidades em termos de ocupação e uso do solo, córregos imundos e assoreados de tanto lixo e resíduos fora do lugar, invasões e ocupações que terão como final, caso não aja uma intervenção em comunidades insalubres, desorganizadas, carentes e com pouco ou nenhum respeito ao espaço público que deveria ser de todos.

Poderá também visitar algumas, quem sabe todas, as unidades básicas de saúde. Ver em que condições elas estão e em que condições trabalham os funcionários que ainda resistem as inúmeras ocorrências de ameaças, violências verbais e físicas, passando por ocorrências de furtos e roubos. Poderá transitar também por ruas com asfaltos de péssima qualidade. Frequentar playgrounds com ameaçadores brinquedos enferrujados e conhecer também outros grandes problemas, alguns de solução muito simples.

Que o gabinete a ser criado faça isso. O convite está feito e gostaríamos de estar entre os primeiros bairros a ser visitado. A nossa desconfiança, então, terá que ser desfeita pela ação concreta do governo; deles. Mas, por enquanto, o simples fato de reconhecermos as dificuldades da própria subprefeitura, não nos faz ficar muito otimista. Mesmo assim, venha. A senhora, vice-prefeita será muito bem recebida. (JMN)

Written by Página Leste

15 de agosto de 2014 às 12:38

Deixe um comentário