Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Quem tem medo de CPI é quem deve?

leave a comment »

Fica a dúvida se quem tem medo de comissões parlamentares de inquérito é quem tem culpa ou apenas não se quer correr o risco de ser vitimado por manobras politiqueiras e interesseiras.

Tendo a crer que as duas coisas. Quem tem culpa por razões óbvias; quem não tem por mostras recentes de que nem sempre as investigações e julgamentos são procedimentos perfeitos e acima de qualquer suspeita e interesse. A tal do julgamento do suposto mensalão que o diga com as presepadas vindo à tona.

O congresso agora em março tentava implantar e o governo impedir a CPI da Petrobras. No Senado o pedido já até foi protocolado. Por parte do governo, parlamentares como o deputado Vicentinho (SP) e a senadora Gleise Hoffman (PR), após reunião no Palácio do Planalto saíram com a missão de jogar areia na engrenagem informando que incluirão ao requerimento da CPI a investigação sobre o suposto cartel de trens em São Paulo, a Cemig de Minas e o Porto de Saupe em Pernambuco.

Aparentemente o contra ataque visa atingir o PSDB que está muito afim da CPI da Petrobras e por tabela os presidenciáveis Eduardo Campos e Aécio Neves.

Dessa forma o que se pode ver é que o que menos importa ai é a busca de esclarecimentos. Seja lá se o episódio da compra da refinaria de Pasadena fora feita às pressas e sem estudos aprofundados e se, de fato, foram feitos estragos e muita corrupção no episódio dos trens em São Paulo que envolve sucessivos governos do PSDB.

As movimentações  cheiram a uma briga de rua onde nenhuma das partes tem razão e que um crime posterior deixa de ser crime porque foi cometido pela outra parte em outro momento.

Enquanto isso: Tome, cidadão e eleitor! Durma-se com esses barulhos.

E se havia alguma dúvida se a lógica da porrada de rua é a que vale; que se preste a atenção a resposta do deputado Vicentinho quando indagado o que deveria ser investigado em Suape. A resposta foi “Eu ainda não sei”. Onde ele aprendeu isso, visto que é formado em direito, o expediente de abrir uma investigação, antes de saber de que se crime trata? Isso é retaliação; contra atacar a quem o esta atacando, pode valer com restrição em guerras, não no sistema democrático.

A proposta de agregar assuntos dispares, com outros temas ao requerimento da CPI da Petrobras obviamente visa atrapalhar e protelar a aprovação final de sua instalação. O que assuntos diferentes tem em comum? Nada. Trata-se, apenas de um tiroteio político da pior qualidade do tipo: você investiga meus supostos crimes que eu investigo o seu.

Ao final da novela nenhuma das partes querem e desejam ser investigadas, principalmente quando enormes sinais de fumaça indicam que a fogo de ambos os lados.

Enquanto isso: Tome, cidadão e eleitor! Durma-se com esses barulhos.Embora o barulho com o qual queremos dormir seja o de gemidos e choro de todos os envolvidos em falcatruas e malfeitos venham de que lado vierem.

Estamos mesmo é querendo ver a roupa suja sendo lavada de forma decente e honesta sem malabarismos, portanto, se faz sentido as investigações sobre a refinaria de Pasadena, também o fazem a dos trens em São Paulo, da Cemig e a tal do Porto de Saupe que são supostamente do interesse do governo federal.

Oras se for para valer e não apenas ameaça para que tudo vire pizza, que o governo federal arme com sua base de apoio a instalação dessas CPIs de forma independente.

Mas, espere, não será tão simples. É  tempo de formar base de apoio eleitoral. Quem pode garantir que o Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, ainda não feche apoio com a candidatura do PT? Com essa possibilidade, ainda que remota, teriam os petistas coragem de tocar no assunto de uma investigação sobre o porto de Saupe? É claro que não.

Resultado: com possíveis aliados não se estremecem as relações e isso vale também para o outro lado, o da oposição.

O mais provável final dessa novela do tipo vale a pena ver de novo é que nada sairá dessas escaramuças. Seria bom vermos o roto falando do rasgado. Desde que fosse efetivamente para punir responsáveis e repor os recursos desviados que o comece o show. (JMN)

Written by Página Leste

4 de maio de 2014 às 21:29

Publicado em Sem categoria

Tagged with ,

Deixe um comentário