Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

CPI do Cachoeira: todos dizem querer, mas preferiam que o assunto secasse

leave a comment »

E como é natural de uma cachoeira, das grandes e bem abastecida espirra água para todos os lados. Aqui no caso lama.

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que, pelo menos no papel busca passar a limpo e revelar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira que está preso em uma penitenciária federal com os poderes, todos os três foi criada no dia 19/04. Se se refere a um bicheiro, em tese, poderia ser apenas uma questão da polícia de costumes, se ela existisse, ou da contravenção, mas vendo para onde a água respingou trata-se mesmo de política.

Vazamentos quase todos os dias sobre algum detalhe da Operação Monte Carlo depois que uma revista nacional fez chegar ao conhecimento dos leitores no início de março sobre os braços dados entre o senador Demóstenes Torres e o Cachoeira vem demonstrando que o senador da República que, em muitas ocasiões posou de indignado diante da corrupção era uma espécie de garoto de recados do bicheiro que detinha muito poder, principalmente em Goiás. Pelo tratamento dados pelo bicheiro ao senador há indicações que o alcance do Cachoeira pretendia ser ainda maior, ou seja espirrar água, ou lama, para mais longe ainda.

É certo que as investigações se continuarem, via CPI ou outra legitima forma qualquer vai revelar que esses respingos cairão também em outros extratos da política, mesmo entre os governistas, uma vez que o Demóstenes era da base da oposição ao atual governo federal comandado pelos petistas.

Enquanto a coisa toda ainda não havia chegado às portas da construtora Delta, uma das mais, mais no atendimento aos projetos do governo federal ou de governos de Estado, aliados de Brasília, como o Rio de Janeiro, os governistas com o apoio de parte da imprensa e de uma boa parcela de blogs e redes sociais apontavam que o demônio estava do outro lado: na oposição. Com a água espirrando se vê que não é bem assim.

Os petistas começaram a brotar na história ficando próximo das práticas do senador desmascarado. Afinal, a Delta é a principal construtora do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC e o seu presidente foi flagrado dizendo aos seus sócios que os políticos tem um preço.

Como agora é a guerra da informação e contra informação o leitor tem que redobrar o cuidado. Até uma suposta tentativa de segmentos do PT em tentar creditar o também suposto mensalão ao Cachoeira em associação com supostos golpistas interessados em fustigar o governo Lula não colou. Era muita água e na qualidade de solvente a estória não deu liga.

Tentaram creditar e isso ainda carece de provas consistentes que o dinheiro sujo que circulou desde a campanha eleitoral de 2002 e posteriores seria responsabilidade do bicheiro. A tentativa que está ficando clara é que petistas, mas não só eles não têm interesse em que essa CPI dê em alguma coisa. Para esses todos, o assunto está bom é de ir água abaixo.

Acontece que isso não será tão simples. Não que tenha aqui alguma ilusão quanto a CPI dar em alguma coisa, mas é que vai ficar difícil de passar batido uma vez que já se sabe que a cachoeira corria por dentro do governo de Goiás, do tucano Marconi Perillo, mas dão sinais que também corre pelo governo do Distrito Federal, do petista Agnelo Queiroz que acrescenta mais esse incomodo a sua vida de governado, uma vez que já está sendo processado pelo STJ.

Se Demóstenes e similares da oposição foram flagrados e sentem que essa cachoeira também corre do lado de lá, começaram a pedir também a CPI. O governo federal acordou para o perigo, tentou represar a CPI do Cachoeira, mas já era tarde.

O mais interessante disso tudo, entretanto, caro leitor é que se chegou a uma situação sinuca de bico. Está proposta e aprovada uma comissão parlamentar de inquérito que todo mundo; governistas e oposição dizem querer sem, na verdade, desejá-la. Queriam mesmo é que esse assunto caísse no esquecimento, mas enquanto isso não acontece cada lado se prepara para a guerra e para demonstrar de que lado espirrou mais lama.

Dá forma com que está composta com 26 membros governistas contra 4 da oposição a base aliada do governo poderá convocar ou esconder quem bem entender e isso tende a acontecer, uma vez que os governistas também terão a relatoria da comissão. De novo, na queda das águas sujas da cachoeira do Cachoeira, os atingidos só serão revelados se a imprensa livre poder exercer seu trabalho e vigilância. (JMN)

Written by Página Leste

1 de maio de 2012 às 12:44

Publicado em Notícias e política

Tagged with

Deixe um comentário