Ópera na Escola chega a Ferraz de Vasconcelos
Beneficiados pela Lei Rouanet, com o apoio da Cielo, o que significa praticamente custo zero para a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a Mundial Opera Entertainment traz para os estudantes de 07 a 11 anos do ensino público fundamental da cidade, o projeto Ópera na Escola que visa iniciar os espectadores com um assunto muito presente em nossas vidas, mas que, entretanto, tem a fama de se tratar apenas de entretenimento para a elite.
Em reunião nesta terça-feira, 20, a secretária de Educação, Roseli Morilla, aprovou o projeto que foi apresentado pelo coordenador do grupo, Mário Sérgio, ao grupo de trabalho composto por Rosimeire Simões, do Centro de Articulações Pedagógicas, Elaine Cristina Pedro Siqueira (Lila), supervisora de Educação infantil e Giseli Lucrézio, coordenadora de Educação Infantil. Ficaram definidas quatro apresentações no Ediforp I, nas manhãs e tardes dos dias 02 e 03 de abril.
Para a noite do dia 02 está sendo articulada uma apresentação especial de alguns trechos de ópera para técnicos da rede de ensino público e convidados em local a ser definido.
Sucesso pelas cidades onde tem sido executado, o projeto apresentado de forma lúdica, descontraída e participativa cumpre seus objetivos que é demonstrar que a ópera está presente de forma explícita ou subliminar em diversas manifestações artísticas. O envolvimento desse público tão jovem é garantido, por exemplo, quando durante a apresentação é possível identificar várias peças em desenhos animados tão populares quanto o Pica Pau.
Em uma hora e meia de apresentação, conduzida por uma equipe de 17 pessoas entre cantores, animadores, palhaços e equipe técnica é possível alcançar a atenção de até 500 crianças por espetáculo. “O formato da apresentação e as informações que são passadas são facilmente assimiladas pelos espectadores, o que torna a tarefa produtiva e com pouca dispersão”, disse Mário Sérgio, quando indagado sobre como prender a atenção de tantas crianças juntas.
Mentor do projeto dá canja e arranca suspiros entre os ouvintes
Atendendo a pedidos, o tenor e idealizador do projeto, Jorge Durian, também presente a reunião, deu mostras do trabalho cantando algumas partes de óperas conhecidas. Foi o suficiente para encantar todos os presentes.
Talento revelado
Se entre as finalidades do projeto está o de despertar eventuais talentos musicais e mais especificamente para a ópera, a prova estava ali mesmo. Servidora da Secretaria da Educação, a agente administrativo, Fabiana dos Santos Soares deu mostra do seu talento como soprano e convidada pelo tenor, interpretaram juntos, vários trechos de ópera com os aplausos de todos.
Aparentemente, a aprovação do experiente tenor vai contribuir para que a servidora pense seriamente em continuar se aperfeiçoando nessa manifestação cultural que tanto gosta.
Para a secretária de Educação, Roseli Morilla, “a vinda de um projeto dessa natureza, com custos irrisórios para a Prefeitura, é muito bem vindo. Trata-se de uma oportunidade rara dos estudantes do ensino público conhecer e quem sabe vir a gostar dessa importante manifestação artística”.
Deixe um comentário