Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Archive for abril 2011

Em busca de emprego, trabalhadores se aglomeram em descampado

leave a comment »

Uma pequena aglomeração de desempregados em frente ao terreno onde estão previstas as obras de construção do novo estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, na manhã da segunda-feira, dia 18/04, chamou a atenção dos transeuntes e dos motoristas dos carros que passavam pela Radial Leste, importante via de acesso à região. Motivo: um boato de que as construtoras envolvidas no projeto estariam selecionando ajudantes.

Ocorre que, da mesma forma que são esparsas e frágeis as informações a respeito de como se dará essa intervenção significativa, sequer havia no local qualquer sinal de um incipiente canteiro de obras.

Segundo a reportagem pôde apurar, havia surgido no fim de semana anterior na Favela Zorrilho/Tucuxi, separada do local pela própria Radial, um shopping, uma unidade do Poupatempo e pela linha do metrô, rumores dessas possíveis contratações. Dos aproximadamente vinte desempregados presentes, a maioria residia na referida favela e encontrava-se desempregada, em média, há mais de um ano. Entre os vinte, apenas meia dúzia já tinham alguma experiência em trabalhar em obras de médio e grande porte; o restante se ocupava de favores, de bicos, quando os tinha, ou de coleta de produtos recicláveis que comercializavam nos ferros-velhos locais.

Considerando o número de desempregados nas proximidades e mais ainda em todo o bairro de Itaquera, apenas para ficar nesse bairro mais próximo, pode-se deduzir que a procura pelas vagas foi relativamente baixa, notadamente por aqueles que estão em condições mais difíceis e com parcas qualificações. Esses trabalhadores, nenhum deles apresentava desinteresse pelo trabalho de qualquer espécie, aguardaram por cerca de uma hora por alguém ou algo que desse qualquer sinal de alguma prévia seletiva até se dispersarem desesperançados. Vários deles sinalizavam voltar no dia seguinte ou mais futuramente para novas tentativas.

Por conta de várias expectativas, entre elas a de geração de emprego localmente, o Movimento Nossa Itaquera, que congrega diversas lideranças, vem se reunindo há cerca de um ano para entender e participar das decisões quanto a essa impactante iniciativa. O assunto estádio do Corinthians, bem como a abertura da Copa do Mundo de Futebol nesse mesmo estádio, tem sido objeto de diversas reportagens na grande imprensa, mas quase sempre de forma genérica e inconclusa. O fato é que não se sabe ao certo onde e com quem está o centro de todas essas decisões.

Em função dessa precariedade, o movimento estará promovendo um primeiro seminário público no espaço da Faculdade Santa Marcelina, no dia 12 de maio, cujo tema será a discussão da intervenção local e seus efeitos na empregabilidade da mão de obra local. Para esse encontro estarão se reunindo, além das lideranças em torno do movimento, instituições como o SEBRAE, SESI, SENAI, FIESP, afetas à questão, e o próprio presidente do Corinthians. Espera-se sair desse encontro com informações mais sólidas.

Da mesma forma que os desempregados tomam a iniciativa de se apresentarem para participar de alguma forma disso tudo, essa primeira iniciativa do movimento é a passagem para a ação de aglutinação de forças depois de diversas discussões internas, porém públicas, sobre o assunto. Alguns outros encontros estão previstos para ocorrer ainda este ano e durante todas as alterações que poderão ocorrer.

O impacto ambiental, no viário, nas eventuais desapropriações, na empregabilidade, na qualidade de vida, na segurança será discutido. Enfim, os trabalhadores se organizam para o trabalho e a comunidade se organiza para participar ativamente das discussões sobre o rumo que irá tomar a sua vida e a região com a construção do estádio. (JMN)

Written by Página Leste

20 de abril de 2011 at 13:37

Publicado em Sem categoria