Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Zona Leste está perdendo espaço nas iniciativas de governo para o desenvolvimento

leave a comment »

Para o Diretor de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e colaborador do Movimento Nossa Itaquera, professor Valter de Almeida Costa, as atitudes recentes do governador Geraldo Alckmin indicam certo menosprezo com a Zona Leste da cidade de São Paulo quando se trata de contribuir com soluções de transporte público para que essa região viabilize a abertura da Copa de 2014 no futuro campo do Corinthians em Itaquera.

Basta acompanhar o raciocínio do governador. Para ele uma ligação entre o aeroporto de Congonhas e o Jabaquara indiretamente beneficiaria Itaquera. Vá lá, melhorar o Jabaquara e melhorar o acesso a outros lugares tudo bem, mas imaginar que isso tem reflexo em Itaquera, pois facilitaria o acesso de turistas de várias partes do país e do mundo a chegar até a zona leste é provocar marolas sem necessidade. Então os turistas teriam que ser maratonistas. Chegar à estação Jabaquara; fazer o transbordo na Sé e rumar mais quarenta minutos até Itaquera faria dos turistas merecedores de chegar ao estádio na zona leste? Não seria mais fácil e justo, indaga o professor, melhorar a ligação entre o Aeroporto de Cumbica em Guarulhos e Itaquera beneficiando objetivamente a Zona Leste.

Somando-se a essa desculpa esfarrapada do governador, a imprensa registrou nesses dias de fevereiro artigo do Presidente do São Paulo FC, Juvenal Venâncio no qual o presidente do clube paulista, ao defender a linha ouro do metrô, não consegue esconder o desejo de que o Morumbi, na Zona Sul, sedie a abertura da Copa de 2014, no lugar do Estádio do Corinthians em Itaquera, Zona Leste. Ou seja, o assunto abertura da Copa ainda não está decidido.

Não se trata eventualmente de desmerecer melhorias para os lados do Morumbi. A conclusão das obras da linha amarela ligando o centro velho da cidade, na Luz, com a Vila Sônia integrando o sistema metro-ferroviário e a inauguração da estação São Paulo_Morumbi, distante 1 km do estádio prevista para 2012 é bem vinda. Agora aportar algo estimado em R$ 3 bilhões para a construção da linha ouro que deverá resultar em ligação do aeroporto até a estação São Paulo_Morumbi passando pela linha amarela é demonstrar que não vai investir in situ na zona Leste de São Paulo e isso é injusto, como sempre o foi. Historicamente os recursos públicos são mais bem servidos em áreas nobres. Os dados oficiais confirmam.

Muito bem que, como o governador, o presidente do São Paulo aparentemente só  queira facilitar a vida e o acesso daqueles que desejarem participar da abertura da Copa do Mundo, entretanto, se percebe o lobie local  e, como aponta o professor, sem organização e forte mobilização na Zona Leste, notadamente de Itaquera, pouco poderá ser feito diante da poderosa articulação de forças que objetivamente estão boicotando o projeto do Estádio na zona leste como um vetor para um maior e melhor desenvolvimento da região.

Algo está por se feito pelos ativistas da zona leste, como bem expressa o professor em mensagem distribuída a lideranças “Segue textos da imprensa para análise dos colegas, reforçando o alerta de que a turma do lado de lá, a Zona Sul nos sentidos geográfico, social e político, está se movimentando com seus fortes representantes políticos. E, nós, o que vamos fazer?”.

J. de Mendonça Neto, jornalista e diretor do FDZL

Written by Página Leste

16 de fevereiro de 2011 às 18:53

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário