Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

SAVRE – FESTA DE ANIVERSÁRIO DA VILA RÉ: 89 ANOS DE VILA RÉ

leave a comment »

 
Nas comemorações dos 89 anos de Vila Ré, novamente, o tema meio ambiente é o escolhido. Desde as primeiras comemorações, iniciadas em 1989, com o tema "Vila Ré Verde", esse tem estado presente como uma dos principais preocupações no planejamento das ações da SAVRé.
De lá até os dias de hoje, vários foram os caminhos tentados: arborização do bairro, campanhas de desratização, educação ambiental, formação de voluntários para orientar a coleta seletiva, luta pela instalação em um PEV – Posto de Entrega Voluntária para recicláveis, luta por horta comunitária, etc.
No ano que está prestes a se encerrar, a SAVRé desenvolveu um trabalho de oficina para a produção de adubo orgânico e produção de mudas de plantas. A atividade foi excelente e despertou o interesse de muitos. Desse trabalho resultou uma visita ao Centro de Práticas Naturais em Saúde e ao Horto de Plantas Medicinais; experiências exitosas desenvolvidas em São Mateus. Mais recentemente, em outras oficinas desenvolveu as habilidades para produtos artesanais a partir de materiais recicláveis.
A consciência ecológica se fortaleceu a partir dos eventos mundiais voltados para refletir os destinos do planeta, dos países, dos povos e da natureza.
Em 1992, o Brasil foi sede da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO-92, quando ficou consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável (entregar o planeta para as novas gerações em igual ou melhor situação da que herdamos). A partir dela houve uma conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos e de que os países em desenvolvimento recebessem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável.
O principal documento produzido na RIO-92, chamado Agenda 21, é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois preconiza uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.
Em 1997, na cidade japonesa de Kyoto uma nova conferência sobre as mudanças climáticas elaborou o Protocolo estabelecendo metas para a redução de gases poluentes que, acredita-se, estejam ligados ao aquecimento global.
Além das responsabilidades dos organismos mundiais e nacionais, cada pessoa pode, no universo em que habita, contribuir para tornar o mundo melhor. Esse é um exercício cívico, um exercício de cidadania. Dispensável a vocação heróica. Basta ir na causa. E para crer, basta convencer a vontade. Assim se constrói a democracia. Sem participação da cidadania, não há necessidade de regime democrático.
A SAVRé contemplará, no planejamento de 2009, atividades que busquem contribuir para cumprir as metas de redução na produção de resíduos, da produção do verde, da alimentação sadia e da fitoterapia.

PELA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Para chegarmos à ação de fazer o bem, em primeiro lugar precisamos admitir que somos responsáveis, não só pela nossa vida pessoal, como também pelo nosso planeta, com tudo que ele inclui.
Em geral, temos bem desenvolvido o senso crítico. O que sentimos não ser correto, nos salta aos olhos e sempre encontramos alguém a quem responsabilizar, muitas vezes com razão. Mas isso nada modifica.
Para transformarmos a qualidade de nossas vidas para melhor, é preciso que cada um de nós tome para si essa responsabilidade coletiva – no assunto que mais o sensibiliza – e coloque em pratica ações positivas. Afinal, ter o coração leve, a alegria de realizar e a certeza de participar, são sentimentos que todos merecemos experimentar.
Responsabilidade é a "habilidade" de "responder" com os nossos talentos e capacidades ao que nos é atribuído. Ser responsável é usar esses talentos e habilidades para o bem de todos, de modo alegre e leve. A responsabilidade só é um peso quando nos esquecemos de usar nossas capacidades e nos desvinculamos da energia espiritual que vem em nossa ajuda quando somos "responsáveis".
Jornal da Savré – Ed. Nov/Dez/08

Written by Página Leste

3 de dezembro de 2008 às 8:59

Publicado em Organizações

Deixe um comentário