Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Instituto sedia encontros e recebe empresários: Ronaldo Koloszuk e Zamberetti

leave a comment »

 

Mais um encontro pluripartidário com candidato foi realizado na sede do Instituto Educar para a Paz em agosto. Desta vez foi Ronaldo Koloszuk (PPS), um jovem dirigente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo que foi incentivado a se candidatar pelo presidente da entidade Paulo Skaf, entre outros.

Basicamente diz que quer levar para a Câmara uma nova maneira de fazer política. “As famílias empreendedoras e de sucesso em várias partes do mundo faz certa retribuição à sociedade com um de seus membros entrando para a vida pública para trabalhar em prol da comunidade e não para benefício próprio e é isso que quero representar”, disse.

Seguindo roteiro definido para a “sabatina” Ronaldo também se posicionou de forma favorável na mudança para uma distribuição mais eqüitativa dos recursos pela cidade.

Vindo da iniciativa privada como empresário da indústria também se posicionou favorável à vigência de uma Lei de Incentivos Fiscais Seletivos para o desenvolvimento de todos as regiões e da zona Leste, conforme projeto do Executivo em tramitação pela Câmara Municipal.

Com relação ao Plano Diretor disse que concorda com que sejam respeitados os resultados das discussões dos PRE’s Planos Regionais Estratégicos que foram discutidos, mas quer ainda conhecer melhor o que está em jogo. Com relação a planos de longo prazo para a Saúde e Educação, lembrou que o empreendedor moderno já tem planejamentos de longo prazo e que a administração pública deveria agir da mesma forma.

Não tem uma posição definida a respeito da instalação dos conselhos de representantes, cujo projeto tramita na Câmara, mas que nunca é votado. Com relação às devolutivas semestrais para a comunidade foi mais longe e que se prontificaria a fazer de dois em dois meses. Efetivamente disse que pretende fazer um mandato com um conselho político ainda a ser constituído de onde saíram as grandes diretrizes para a sua atuação.

Lembrado que os interesses empresariais nem sempre são os mesmos dos setores da indústria, com os quais em geral concorda, respondeu que as questões polêmicas seriam decididas por esse eventual conselho político a ser formado. Resta saber qual a composição majoritária desse conselho. A depender disso o mandato pode estar próximo ou muito longe dos anseios explicitados pelo conjunto das entidades e pessoas do Grupo de Estudos Estratégicos Águia de Haia.

 

Zamberetti

No dia 20 de agosto foi à vez do empresário do ramo gráfico, Zamberetti, morador da Vila Carrão ser recebido pela secretaria do Grupo de Estudos Estratégicos Águia de Haia. Com 25 anos de atividades ininterruptas, Zamberetti diz querer entrar na Câmara para poder continuar ajudando comunidades carentes como tem sido o seu comportamento ao longo de sua vida de empresário.

Quer criar condições para que as crianças permaneçam mais tempo na escola: quer o aumento de vagas nas creches. Ampliação da malha metroviária; pelo aumento das moradias e por uma atuação mais agressiva de uma bancada da zona leste na Câmara.

Cheio de intenções, mas se reconhece estreante e sem traquejo político-parlamentar. “Atendi as indicações de amigos e juntos chegamos à conclusão que ganhando para vereador vou poder desempenhar melhor o trabalho social que já faço”. Empresário bem estabelecido, disse que o seu nome não será envolvido em “maracutaias”. “As pessoas da minha família são as primeiras a cobrar de mim um comportamento honesto”

Com relação à distribuição por igual dos recursos é plenamente de acordo, como também pelo incentivo ao desenvolvimento regional sem, entretanto, dar claros sinais de como isso possa se dar. Também não soube responder o que pensa o candidato Kassab (DEM), partido pelo qual também está disputando a respeito do desenvolvimento.

Também se comprometeu com as devolutivas para a comunidade e a adoção dos conselhos de representantes nas subprefeituras que deveriam segundo ele serem compostas por camadas da sociedade local.

Quanto aos planos de mais longo prazo para as áreas da Saúde e Educação também é favorável, embora tenha registrado críticas as amarras do Orçamento que para ele aparentemente parece indicar que o eleito poderia tem uma margem maior de manobra. Em contra partida acha que a prestação de contas do Executivo e do Legislativo devam ser feitas com mais freqüência e transparência.

 

Na foto: Ronaldo com Geraldo Pereira do SESI AECarvalho; na outra foto Zamberetti é o camisa azul clara, antes assessores depois Damião (camisa vermelha) e Geraldo do SESI

Written by Página Leste

21 de agosto de 2008 às 13:14

Publicado em Organizações

Deixe um comentário