Eleita nova diretoria do FDZL
A nova diretoria do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste foi eleita em assembléia extraordinária em agosto com uma representatividade que vai da Mooca até a Cidade Tiradentes. O Instituto Educar para a Paz participa ativamente desta entidade “guarda-chuva”.
O Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, entidade que completará em 2009, dez anos de atuação realizou assembléia geral extraordinária no dia 16, no Sesi CAT Mário Amato para alterações estatutárias e eleição do novo Conselho Deliberativo de onde foi indicado o Conselho Diretor para o próximo biênio.
A primeira providência foi um mandato extemporâneo de 30 meses para a próxima direção para evitar que as eleições internas coincidam com os períodos eleitorais como vem ocorrendo. A segunda medida proposta pela Associação Comercial da Mooca e aceita por todos foi à substituição de um dos setores que tinham representação dentro do Fórum.
O Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, desde o seu início era composto pelo primeiro setor que compreendia os Executivos (federal, estadual e municipal) mais os Legislativos. Ainda o compõe: o segundo setor (indústria, comércio e serviços) e o terceiro setor com as entidades, organizações não-governamentais.
A mudança em questão foi à substituição do primeiro setor em função das dificuldades de participação por um setor composto de pessoas físicas com expressiva e reconhecida atual em prol da zona Leste. Praticamente um grupo de notáveis está sendo composto por lideranças religiosas como o Padre Tição; ex-parlamentares como o ex-deputado estadual Roberto Gouveia que criou o Pólo Industrial de Itaquera, professores de universidades públicas como José Renato, coordenador dos cursos de Política Públicas da USP Leste, outros deputados como Adriano Diogo e Simão Pedro; vereadores de diversos partidos, empreendedores e lideranças ligadas a entidades que estatutariamente não podem participar como Sebrae, Sesi, Senai, Sesc, Ciesp e Fiesp sempre na condição de pessoas físicas. O segmento que já conta com mais de uma dezena de pessoas, ainda está recebendo indicações de outros nomes para a sua composição sempre em aberto, a exemplo dos demais segmentos.
Da nova diretoria fazem parte os empresários Antonio Gomes como presidente; Cláudio Ginenberg, presidente do Conselho Deliberativo; Eduardo Pinheiro, reconhecido lutador pela ampliação da Radial Leste e o empresário e professor José Bortolloto até então o presidente do FDZL. Ainda pela Executiva, representantes de entidades diversas, além de diversos diretores de grupos de trabalhos, conforme organograma interno que aborda todas as áreas desde urbanismo até meio ambiente passando pelas áreas sociais, transporte, saúde, cultura, educação, etc.
Segundo os eleitos, um novo período se avizinha e a ampliação da participação de entidades dentro do Fórum é vista como sinal inequívoco do seu reconhecimento e de sua importância na articulação da busca por políticas públicas para o desenvolvimento local. Tanto é assim que os principais candidatos à cadeira de prefeito da cidade de São Paulo, na campanha de 2008, reconhecem algumas demandas da entidade, alguns até adotando-as como parte das metas com as quais estão se comprometendo. Em termos de representatividade os candidatos têm dado provas do potencial de interlocução do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste como um agrupamento suprapartidário. (JMN)
Deixe um comentário