Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Balanço da operação Satura

leave a comment »

“O que a gente pode concluir é que quando a polícia sair daqui o Estado não vai virar as costas para a região é inicio de uma virada social”. Tenente Coronel Altair
  
Completando 13 dias de operações que a Polícia Militar vem realizando na região de São Mateus como parte de um procedimento coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado os números oferecidos pele Tenente Coronel Altair, responsável pela área da Segurança impressionam.
Segundo o tenente coronel foram vistoriados 5600 veículos e 111 mil pessoas abordadas e 40 ocorrências. Nove presos foram recapturados e voltaram para o sistema prisional, houve cinco ocorrências de tráfico com a prisão de 13 adultos e um menor. “Na soma dessas ocorrências aprendemos quase 10 quilos de maconha, 1 quilo de crack, 143 quilos de cocaína, 8 litros da lança perfumes 40 mil ienes (dinheiro japonês), 200 dólares e 200 mil reais”, precisa.
Foram ainda presas 32 pessoas em flagrante delito e 50 pessoas envolvidos em crimes e atos infracionais. Seis armas apreendidas, 140 cartuchos e 67 mil peças para periciamento. Veículos furtados foram apreendidos quatro com cinco pessoas presas e quatro ocorrências de receptação com quatro presos. Esses são os números rigorosos de 13 dias de operação, segundo informa o tenente coronel.
Segundo o coronel, é importante as pessoas saberem que não se trata de uma operação policial isolada. “Depois da nossa saída da região que só o secretário de Segurança pode determinar, tenho certeza que o Estado não vai virar as costas para São Mateus”, quando perguntado pela reportagem até quando ficarão na região. Tanto é assim que pela própria corporação estão sendo prestados atendimentos odontológicos para crianças carentes da região. “Já foram atendidas 82 crianças num universo de 102 crianças com 246 procedimentos de emergência, curativos, aplicação de flúor ou outros”, voltando aos números.
Também nas escolas já foram feitas algumas apresentação do canil da Polícia Militar como estão previstas a participação do Corpo de Bombeiros para palestras sobre alguns cuidados para evitar acidentes. Palestras médicas também serão realizadas pelo corpo médico da PM. A idéia geral que norteia essas ações paralelas e construir formas de cooperação da comunidade com a polícia. “As pessoas de bem não tem que ficar assustadas com esses procedimentos”, explica o coronel, apesar do volume e presença grande da polícia deixar inquieto alguns e confortável outros.
O tenente coronel disse que o que está ocorrendo faz parte do programa Virada Social do o governo do estado que começa com a operação militar, mas que é o ponto de partida para que todas as secretarias enxerguem essa região e cada pasta estabeleça um rol de ações que possa colaborar com a região. “Nesse exato momento estamos numa fase de diagnósticos. Já tive reunião com representantes do governo, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e tenho quase certeza que a área da cultura e esporte terão algumas pautas na região a curto, médio e longo prazo” registra.
Por fim, apesar dos números apresentados, o coronel diz que a Polícia Militar precisa contar com o apoio dos cidadãos para que denunciem as eventuais ocorrências de crimes de qualquer natureza para que ela possa averiguar e agir. Com relação a todas as ocorrências que demandam a abertura de inquéritos elas estão sendo feitas nas delegacias do distrito em ação conjunta e afinadas.
Publicado na Gazeta São Mateus 2a quinzena/junho/08

Written by Página Leste

4 de julho de 2008 às 17:54

Deixe um comentário