Lideranças da Zona Leste fazem formação cidadã
Mais de 170 lideranças estiveram reunidas na manhã do dia 05/04 nas dependências da Escola Municipal 8 de Maio para o início das atividades do Zona Leste Cidadã; projeto de formação de lideranças definido pelo Grupo de Estudos Águia de Haia. Na ocasião tiveram uma visão geral do como está organizado o Estado, um breve histórico do desenvolvimento da cidade e da zona leste.
O grupo de Estudos Águia de Haia foi criado por quase trinta entidades que se reuniram inicialmente nas dependências do Sesi – Cat Mário Amaro entre fevereiro e março deste ano. O objetivo do grupo de estudos é capacitar os participantes das entidades para dominarem as exigências e os projetos existentes no Plano Diretor Municipal para a região e que, ainda durante o período eleitoral, estará se reunindo com os eventuais candidatos para que tomem conhecimento dos anseios da comunidade organizado pelo grupo.
O curso de Formação Cidadã foi decidido pela comissão de Estudos Estratégicos do grupo formado basicamente pelo professor Valter de Almeida, diretor de Educação do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, pelo diretor da associação de comerciantes da C. A. E. Carvalho e do Instituto Educar para a Paz, José Gerry, pelo diretor de escola municipal, professor José Carlos C. de Lima. O jornalista e diretor do FDZL e do Instituto Educar para a Paz, J. de Mendonça Neto, colaborou a distância.
Durante o primeiro encontro os presentes ouviram a exposição de Vitor e Maurício, da Escola de Governo sobre como se organiza o Estado e as exposições do professor José Renato, coordenador do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste que explicou o desenvolvimento da cidade de São Paulo nos últimos dois séculos e da pesquisadora da mesma instituição Mônica Virgínia de Souza com a exposição do seu trabalho A Cidade e suas Periferias que falou brevemente sobre bairros da Zona Leste.
No dia 12, às 9 horas na mesma escola o curso de Formação Cidadão tem continuidade e, segundo o professor Valter de Almeida, mesmo os que não puderam comparecer na aula inaugural poderão participar. Ele apenas pede a confirmação antecipada do interessado pelo e-mail forumdesenvolvimentozonaleste@yahoo.com.br, para que os organizadores possam preparar uma infra-estrutura adequada.
Deixe um comentário