Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Archive for março 2008

Zulaê Cobra diz que pode sair candidata a prefeita

leave a comment »

A ex-deputada federal Zulaê Cobra visitou a redação da Gazeta de São Mateus, na tarde do dia 00/00, agora na condição de presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade – PHS, partido com sete anos de existência no país e apenas 4 ou 5 anos na cidade de São Paulo. “É pequeno, mas me recebeu de braços abertos. Quero um partido que me ame”, foi explicando as razões porque cansou de partidos onde as divergências internas não têm espaços e onde as lideranças não deixam as novas aparecerem.
Por isso saiu do PSDB. No entender de Zulaê o partido deveria se comportar como oposição no governo do presidente Lula. “Passei quatro anos em Brasília, praticamente sozinha fazendo oposição e todos os líderes do meu partido se comportavam de forma diferente. A maioria deles apóia o Lula”, reclama a dirigente que gostaria que o PSDB ouvisse, segundo ela, o clamor das ruas. “Não éramos governo e temos que ser oposição vigilante, fiscalizadora, o que não vinha ocorrendo”, conclui.
Zulaê também se decepcionou com o tratamento recebido em São Paulo. Queria ser a candidata ao senado, mas por conta da articulação do atual governador Serra, foi preterida em nome do Guilherme Afif Domingues que também não foi eleito, derrotado pelo senador Eduardo Suplicy (PT). “Meu desejo era e é tirar o Suplicy do Senado. Nada pessoal contra ele, mas como político para São Paulo é uma decepção”, frisa Zulaê. Como já antevia a questão da fidelidade partidária e com cada vez mais dificuldades de permanecer no PSDB, Zulaê não se candidatou; até agora, pelo menos.
A visita feita à redação; o primeiro jornal que ela visita; e ela mesma reconhece é a forma de apresentar sua pré-candidatura a Prefeitura de São Paulo pelo minúsculo partido. Antes de enveredar por essa questão, a entrevistada não poupou críticas ao PT, a qual chamou de partido da boquinha; criticou a tolerância com inclusive o ex-governador do mato Grosso, Zeca do PT, “um homem que roubou assustadoramente”, além de relacionar alguns escândalos que sumiram da mídia, mas para ser fiel aos fatos são objetos de inquéritos no judiciário; o caso do suposto mensalão é um exemplo.
Enfática considera que atualmente não existe uma oposição forte e capacitada ao governo d o presidente Lula. “Aécio Neves e o Serra, são amigos do Lula até porque eles têm medo de ser podado na hora dos orçamentos. Não existe oposição atualmente”, sustenta.
Eleições municipais
Confiando que é possível reverter esse quadro a partir da disputa na cidade de São Paulo, Zulaê lembra que entre os nomes lembrados para candidatos à Prefeitura de São Paulo deste ano, apenas o dela é o que não esteve no Executivo. “Marta, Maluf, Erundina, Alckmin e mesmo o Kassab, todos já foram do executivo e pouco mudou. Se vier a ser candidata a coisa vai ser diferente”, alerta, lembrando que seria bom para a cidade ser dirigida por uma mulher: “mas uma mulher diferente não a Marta que é dondoca e a Erundina que é boa na oposição”, registra.
Indagada pela reportagem sobre os principais problemas da cidade, destacou a questão do trânsito e de forma genérica apontou para a necessidade de reciclagem dos funcionários da CET e da prefeitura para atender e orientar, antes de multar. Também apontou a necessidade de mais gente trabalhando no gerenciamento e operacional de trânsito. Criticou ainda a atual gestão com seu projeto de embelezar o centro de São Paulo e citou o desperdício dando como exemplo a Praça da Sé: “agora só se encontra traficantes, usuários de drogas e gente desocupada, nos diversos horários. A cidade está ficando bonita, mas para quê? Deveria haver estímulo para as pessoas morarem naquela região”, explicou.
Tida como uma mulher brava e dura seguiu nas críticas: contra os pedágios no centro; contra as palmeiras que foram plantadas na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy; contra o número de taxistas da cidade, segundo ela 35 mil quando deveriam ser em quantidade maior. Ninguém estava ileso da língua afiada de Zulaê Cobra. “O prefeito tem que estar é nas comunidades, passar pouco tempo em gabinetes e fazer visitas surpresas”. Ainda criticou a saúde “um direito do cidadão que não está sendo garantido pelo Estado” e, principalmente a velha fórmula de entregar obras no ano eleitoral, apesar das restrições da legislação.
Perguntada sobre o que faria na saúde, educação foi evasiva e apontou a necessidade de valorização e a reciclagem dos profissionais das duas áreas. Voltando as críticas falou sobre dados que indicam uma alta média de falta dos professores em sala de aula e que isso precisaria mudar.
"Quero discutir e ampliar a participação das mulheres", enfatiza
Falou ainda sobre os direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha que, entretanto, segundo ela ainda não é do conhecimento de todas “A mulher não lê o código, ela ainda não sabe da Lei e não têm informação nesta sociedade machista”, declarou. “Quero discutir a participação das mulheres que já é uma realidade e fazê-la avançar ainda mais”, declara.
Deu exemplo de tipos de mulheres dirigentes. De comportamento criticável: a governadora do Pará Ana Júlia de Vasconcelos Carepa e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins ambas do PT e como mulher “ponta firme e que hoje domina a política naquele estado” a governadora do Rio Grande do Norte Wilma Maria de Faria (PSB). Zulaê, entretanto entende que a mulher cresceu, se valorizou, buscou seus ideais e que vão ter um futuro político brilhante “junto com os homens, não contra eles”, ressalva.
Finalizando disse que São Mateus, no caso de eleita se vier a ser candidata, vai ser muito valorizada. “Vamos trabalhar com a população e a comunidade; de forma humana e solidária como está escrito no nosso partido”. E avançou com a idéia de chamar umas 500 mil mulheres para ajudá-la na Prefeitura, embora não detalhasse como. Falou ainda que além de vontade política, reciclagem e preparo é preciso ter ânimo para trabalhar no serviço público.

Written by Página Leste

17 de março de 2008 at 10:27

Publicado em Notícias e política