Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Sociedade está perdendo a capacidade de se espantar com o abandono de recém nascidos

leave a comment »

Há notícias que se repetem. Não é preciso ter o dom da profecia para saber que inundações, acidentes de trânsito e assassinatos voltarão à cena semana após semana. O duro é quando perdemos a capacidade de nos espantar, sensação que nos levaria a observar melhor os fatos e com visão responsável.
Volta e meia recém-nascidos são vítimas dessa violência que se chama abandono. O fato de que seja notícia recorrente não deveria abafar nossa perplexidade. Basta observarmos os casos mais emblemáticos que chegaram ao conhecimento e foram divulgados na grande imprensa em curtíssimo espaço de tempo. Vamos a eles.
Um menino de aproximadamente 2 anos de idade foi encontrado abandonado nas proximidades de um cemitério em Carapicuíba. Usava apenas uma camiseta. A manchete: Homem encontra criança abandonada perto de cemitério em SP.
Uma mulher de 21 anos foi presa suspeita de ter atirado o filho em um rio logo após o parto, na zona rural da cidade de Ipanema, em Minas Gerais. No último dia 30 de setembro, Elisabete Cordeiro dos Santos, 25, atirou filha recém-nascida em um afluente do rio Arrudas, em Contagem, também em Minas. No caso de Ipanema, a exemplo do que ocorreu em Contagem, a mãe afirma ter atirado a criança por acreditar que ela estava morta. Manchete: Polícia prende suspeita de jogar bebê em rio após o parto em Minas.
Uma criança de aproximadamente três meses foi abandonada pelos pais em um hotel de Orocó, Pernambuco junto com 45 kg de maconha. Os pais estão foragidos. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar da cidade. Os avós do bebê, que moram no interior da Bahia, já foram localizados e devem ficar com a criança. Manchete: Pais abandonam bebê em hotel junto com 45 kg de maconha em Orocó (PE).
Permanece estável o estado de saúde da menina recém-nascida encontrada em uma lata de lixo em Taboão da Serra. O estado do bebê ainda inspira cuidados por ter nascido prematuro – os médicos estimam que ele tenha nascido no sétimo mês de gestação. O abandono é investigado. Manchete: Bebê achado no lixo em Taboão da Serra permanece internado.
Um recém-nascido foi encontrado morto dentro do armário de uma casa em Atibaia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o bebê estava dentro de um saco plástico, ainda com o cordão umbilical e com restos da placenta. Uma auxiliar de costura de 23 anos, que seria a mãe da criança, havia sido levada para o hospital pela vizinha e pela irmã na noite anterior, com sangramentos e hematomas. Ela foi internada e os médicos verificaram que seu útero apresentava características de gravidez.  Por causa da suspeita dos médicos, a mãe da auxiliar e a polícia começaram a procurar a criança, que foi encontrada pela suposta avó. A auxiliar de costura negou que estava grávida. Manchete: Bebê é encontrado morto dentro de armário em Atibaia.
Crianças abandonadas
Outros casos de crianças abandonadas foram registrados no último período. Em Itapetininga, interior de São Paulo, um recém-nascido foi encontrado morto. De acordo com informações da polícia, uma pessoa viu um cachorro carregar na boca o corpo do bebê, ainda com parte do cordão umbilical e com sinais de perfuração com faca.
Em Ibirité (MG), uma recém-nascida foi encontrada na porta de uma casa no bairro Novo Horizonte. O choro da criança chamou a atenção de moradores. Ela foi encaminhada para a maternidade municipal com quadro clínico estável, segundo a Polícia Militar.
Sobre o que temos a refletir
Chamamos a atenção para os casos acima; a ponta de um iceberg do que pode ser encontrado caso vasculhemos atentamente todas as ocorrências no país, para fazermos uma ligeira reflexão. Todos os casos relatados envolviam recém nascidos. Em tese é aquela fase da vida em que ela é o centro absoluto das atenções dos adultos e onde o trabalho da família é relativamente simples: basta alimentar, manter acolhido, trocar fraldas, ficar atento a eventuais desconfortos e amá-lo.
Porém as ocorrências indicam que nem sempre as coisas são assim. Basta ao ler ao lado e ver a abissal diferença. Enquanto mães desinformadas, irresponsáveis e egoístas abandonam seus bebês a dona Mônica Passos renuncia a sua própria vida em prol da filha Carla Brenda com necessidades especiais. Um exemplo de atitude cristã que dá de dez a zero a muitos fanáticos leitores de Bíblia.

Written by Página Leste

17 de novembro de 2007 às 13:12

Publicado em Notícias e política

Deixe um comentário