Subprefeito fala sobre obras em andamento em São Mateus
Ao completar 59 anos de fundação, uma intensa história de lutas e mobilizações populares marca esse bairro da zona Leste que passou por diversas administrações e distintos prefeitos. Tivemos desde administradores regionais nascidos e criados nas próprias lutas da comunidade como indicados de políticos em distintos momentos.
Indicado e mantido pelo atual prefeito Gilberto Kassab, DEM, o atual subprefeito de São Mateus é Clóvis Luiz Chaves que embora não tinha tido contato com a realidade local antes de sua chegada, aprendeu com uma rapidez impressionante a entender a realidade sócio-econômica de São Mateus.
Para termos uma panorâmica da situação atual e das perspectivas do futuro imediato a Gazeta de São Mateus entrevistou o subprefeito de São Mateus. Acompanhe os principais destaques da entrevista dada a Lucy Mendonça, diretora do jornal.
GSM – Dr. Clóvis, bom dia, em função do período de comemoração de aniversário de fundação do bairro gostaríamos de saber do senhor em que pé se encontram algumas obras e realizações aqui em São Mateus e comecemos pelas obras do Parque Linear e do Expresso Tiradentes?
Clóvis: Com prazer Lucy. Sobre o parque linear eu Percorri o local com o presidente da Sabesp e considero que vai ser uma grande conquista para a região. Será um parque linear com toda estrutura e com os equipamentos escolhidos pela própria comunidade do entorno. Já foi iniciada a terraplanagem na Vila Prudente e está previsto para maio de 2008 a sua inauguração, quase junto com os 60 anos de São Mateus. Quanto ao Expresso Tiradentes grande parte já está concluída e em 2008 está previsto o término do trecho quatro aqui na Praça Felisberto – Largo de são Mateus e em 2009 até na Cidade Tiradentes.
GSM – Outra questão que a comunidade gostaria de saber, vamos ter um túnel no Largo de São Mateus e quando sai pra valer a revitalização da Mateo Bei?
Clóvis: O túnel ainda é objeto de estudos não concluídos, mas posso assegurar que haverá algumas desapropriações próximas do largo e as pistas serão alargadas. Segundo a CET e a SP Trans vai melhorar o trânsito e estão garantindo que vai melhorar o fluxo. Os estudos podem indicar a retirada do transito pesado da praça e, talvez, os trolebus talvez saiam para outro local. Quanto à revitalização da Mateo Bei é o velho problema da burocracia na coisa pública que vai num ritmo mais lento do que desejamos. Já recapeamos um quarteirão da avenida e acabamos de contratar a empresa que vai retirar e colocar os novos postes a partir do dia 01 de outubro.
GSM – E o que está sendo encaminhado para resolver nossos problemáticos córregos: do Machado e Cipoaba?
Clóvis: Lucy tenho certeza que o prefeito Kassab quer resolver isso. Os estudos estão concluídos e uma nova licitação está sendo feita. Com isso teremos uma empresa que em até 30 dias deve começar as obras. O Córrego Cipoaba, no Parque São Rafael foi um entre os 40 córregos da cidade escolhidos para revitalização e despoluição. A Sabesp está tomando providências e vai coletar o esgoto em todo o percurso do córrego Cipoaba e vai melhorar a qualidade de vida daqueles moradores do entorno, inclusive dos freqüentadores da escola pública local. O esgoto finalmente vai ser coletado.
GSM – Subprefeito tive oportunidade nesses dias de acompanhar um grande ato em protesto sobre uma eventual possibilidade de remoção de várias empresas, indústrias, inclusive na 3ª Divisão e no Jd. Palanque, por conta de estarem instaladas em áreas de mananciais, o que o senhor pode nos dizer sobre isso?
Clóvis: De fato, hoje as empresas estão proibidas de continuarem lá por ser área de manancial. Antigamente era permitido. Com a alteração de zoneamento ali passou a ser área de preservação ambiental. Estou lutando junto a Sempla e espero que os vereadores ajudem: dali sai o sustento de muitas famílias. Tem que ser feito um zoneamento de maneira que a empresa não poluidora permaneça e as poluidoras que se adaptem as novas exigências. Tratamos e defendemos isso na reunião da revisão do plano estratégico de São Mateus. No Jd. Palanque a mesma coisa. Na Rua Particular Timão são por volta de 20 empresas e no Jd. Palanque mais umas 40. A Sempla vai mandar para a Câmara o projeto de Lei com novo plano diretor, nossa proposta é que se permita a manutenção da empresa onde já está instalada.
GSM – São Mateus ao longo de todo esse tempo tem sido um local onde ocorrem com mais intensidade ocupações irregulares, em geral promovidos por pessoas de má fé e o Jardim São Francisco, como fica?
Clóvis: De fato, novamente, as ocupações são sempre irregulares, estão desmatando, ocupando e assoreando córregos. Já fizemos três retiradas e vários deles voltam ocupar em outro lugar. Depois que fixam moradia só podem ser retirados com ordem judicial. Além disso, você tem razão existem golpistas que vendem o que não lhes pertence: áreas da prefeitura e de preservação ambiental. É uma espécie de cultura que premia os invasores e os grileiros num primeiro momento, mas tem gente sendo processada e a justiça ainda vai pegar alguns deles. Fazemos o que é possível para evitar, entretanto, depois de ocupada passa a ser também uma questão que só se resolve com ajuda do Judiciário. Estamos atentos e quando podemos evitar o fazemos.
GSM – A Lei Cidade Limpa já completou um ano de sua vigência como esta Lei está sendo observada aqui em São Mateus?
Clóvis: Praticamente todos os comerciantes de São Mateus tiraram as propagandas, entretanto já informamos inclusive o CDL _ Câmara de Diretores Lojistas para avisá-los que precisam tirar também as armações que ficaram no local. Vamos fazer uma primeira fase avisando e orientando sobre a necessidade de promover a remoção das armações e depois se for o caso aplicar as multas que começam com R$ 10 Mil. Se algum comerciante está imaginando que as multas não vão ocorrer e que haverá jeitinhos ou que a lei eventualmente seja revogada pelo novo prefeito ou prefeita que vier assumir, acho melhor eles pensarem melhor, mesmo porque a lei tem apoio de mais de 80% da população, inclusive de comerciantes que reconhecem que ficou melhor e, não acredito que vão mexer em leis que deram certo. Primeiro avisamos, depois multamos.
GSM – Quem transita e observa a região percebe que algumas obras estão em andamento, entre elas a prefeitura mexendo no Rio Aricanduva, do que se trata?
Clóvis: Boa observação Lucy. Vários pontos do rio estão sendo afundados ou alargados para continuarmos evitando as enchentes que já diminuíram nos últimos anos devido à intensa manutenção de limpeza que mantemos no leito do rio. Depois de terminada as intervenções iremos plantar muitas árvores de um lote de mais de duas mil árvores que plantaremos na região. Também estamos construindo mais uma unidade do Céu na Terceira Divisão que vai atender a comunidade do entorno. Já é uma realidade e deverá estar pronto para março ou abril de 2008. Na divisa com a Vila Prudente outro Céu está com quase metade de sua obra pronta. A atual administração vai entregar 26 ceus na cidade, só na nossa região teremos cinco. E por falar em Terceira Divisão aquele canteiro de obra em uma de suas principais avenidas é para a coleta de esgotos no Parque das Flores. Atualmente 12% do esgoto de São Mateus somos tratados. A partir do ano que vem serão 78% o que vai dar um ganho enorme em termos de qualidade de vida para a população de São Mateus.
GSM – Essas são algumas que estamos vendo, entretanto continuam parados os pedidos para a instalação do Parque Santa Bárbara e do mercado municipal, o que o senhor tem a dizer sobre isso?
Clóvis: O que pretendemos para o Parque Santa Bárbara é conciliar a existência da praça com uma praça esportiva amadora com vestiários, pistas para caminhadas, etc. Já temos uma arquiteta finalizando um plano de paisagismo para o local e talvez comecemos a intervir com obras em janeiro próximo. Quanto ao mercado municipal não existe previsão para este ano e deveremos retomar esse assunto no ano que vem em respeito a essa demanda que foi expressa em abaixo assinado.
Para finalizar queria lembrar aos leitores que temos inúmeras pequenas reformas em escolas, postos de saúde e estamos asfaltando diversas ruas. Outra novidade é que 5700 famílias do Jardim da Conquista receberam recentemente seus títulos de propriedade o que é uma coisa muito importante para todos eles. – Publicado na Gazeta de São Mateus, ed251
Deixe um comentário