Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Para alguns Nildo Gregório também deu mancadas

leave a comment »

 Percorrendo a história de São Mateus o nome de Nildo Gregório se destaca em vários momentos. Na maioria deles registraram-se depoimentos que o tomam como a primeira grande liderança do bairro, sendo um dos principais responsáveis pelo seu desenvolvimento inicial e isso literalmente. Foi Nildo Gregório que coordenou a abertura das primeiras ruas no loteamento com burros puxando monstruosos arados que sulcavam as terras.

Nildo também foi o responsável pelas primeiras ações organizativas da população para reivindicar as melhorias. Foi dele também a iniciativa para o primeiro serviço de comunicação na comunidade: um serviço de alto falante.

Mas como nem tudo são flores, José de Brito de 85 anos com 47 anos de São Mateus nos conta que em pelo menos um determinado momento o Nildo Gregório proporcionou uma grande decepção aos moradores que esperavam que ele fosse como prometera, pouco tempo antes ser o candidato a vereador na década de 60. “Esperávamos que o Nildo fosse o candidato a vereador e com o trabalho que ele desenvolvia seria eleitor facilmente com os votos dos moradores de São Mateus e do Aricanduva. Acho que ele ia ganhar estourado”, registra José de Brito.

No início da campanha eleitoral, segundo José de Brito, foi colocado um palanque em um descampado que reuniu praticamente toda a comunidade que esperava ouvir de sua mais significativa liderança que ele seria candidato. “A decepção foi grande, Nildo Gregório apareceu no palanque e falando aos presentes informou que não seria candidato e que estava apoiando certo Capitão Joaquim. Como desculpa, Nildo falou que não tinha conseguido legenda, mas a desconfiança nossa é que já naquele tempo correu grana. A nossa liderança deve ter recebido dinheiro para não concorrer e apoiar o referido capitão”, explica. Para fechar o assunto o capitão, apresentado pelo Nildo não foi eleito, mas ficou como suplente.Passada aquelas eleições as lutas continuaram e anos depois, talvez pegando gosto pela coisa, Nildo Gregório se candidatou, mas não foi eleito e, segundo José de Brito, entrou em depressão. “As coisas tinham mudado muito com São Mateus crescendo. Nildo ia de porta em porta com seu ‘santinho’, mas o seu tempo havia passado e muitos sequer sabiam o quanto ele tinha lutado pelo bairro”, concluiu. – Publicado na Gazeta de São Mateus, ed251

Written by Página Leste

2 de outubro de 2007 às 9:39

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário