São Mateus também é berço do samba
O Sesc Itaquera será palco para o show de lançamento no dia 16 de setembro, a partir dás 15 horas do CD Berço de Samba de São Mateus, pelo SESCSP com a presença da consagrada sambista Beth Carvalho.
O CD apresenta o samba da comunidade do bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo. No disco estão cerca de 40 intérpretes, instrumentistas e compositores de São Mateus com o som das tradicionais rodas de samba.
Segundo um dos principais incentivadores do movimento Altair José de Oliveira, 43 anos, conhecido como Tim Maia o CD é a ponta do iceberg de um movimento que vem sendo feito a muitos anos na comunidade do Parque São Rafael e São Mateus como um todo. Segundo Tim Maia, o samba e a preservação dele vêm desde a década de 60, quando eram mais comuns as rodas de sambas familiares. Tim Maia é praticamente da segunda geração e desde os 10 anos, no boteco do seu pai, onde ainda hoje sob sua responsabilidade ainda se reúnem os músicos e entusiastas do movimento, se acostumou a ouvir os batuques no balcão do bar. “Naquela época não eram com instrumentos. A rapaziada chegava aqui, geralmente, após os jogos de futebol no campo e passavam horas batucando e cantando”, comenta.
Segundo Iverson do grupo Quinteto em Branco e Preto, grupo de samba com expressão nacional que nasceu no local a tradição ainda vinha de décadas anteriores. “Até onde sei havia o encontro de famílias que cantavam e mostravam seus sambas na casa da Filó, do seu Jaú e da Tia Chica que mantiveram a tradição”, explica. “Desde crianças íamos e curtíamos aquela geração mais velha com quem aprendíamos muito e tomamos gosto pela coisa”, emenda.
O grupo Quinteto em Preto em Branco formado desde 1993 por Iverson, Everson e Vitor que são irmãos, moradores do Parque São Rafael e mais Marílio e Magno do Jardim Santo André é basicamente composto de músicos que participaram dessas fases a que Iverson se refere. A qualidade dos músicos era tão evidente que desde os anos 2000 passaram a acompanhar em forma de banda a cantora Bete Carvalho que é madrinha do grupo e entusiasta do projeto Berço de Samba de São Mateus.
O Quinteto é um dos participantes do CD, juntamente com inúmeros outros compositores e sambistas revelados ao longo desse processo que tem forte referência no boteco do Tim Maia, explicou o próprio. O boteco ainda é palco da retomada de um trabalho social que envolve aquela comunidade que é a Orquestra de São Mateus que voltará a se apresentar no local uma vez ao mês.
“A orquestra”, explica Iverson e Tim Maia foi fruto dos trabalhos que a comunidade, principalmente dos sambistas junto à usina de lixo onde posteriormente existiu o projeto usina de idéias onde os sambistas davam aulas de percussão. “Com todas essas coisas acontecendo, aliada a tradição que São Mateus já tinha foi-se formando um reduto de sambistas”, registra Iverson. “Aqui muita gente compõe, temos recebido gente do Boa _time de futebol local e da quadra do Vera Cruz. Essa coisa toda tem a ver com o batuque de apoio nas partidas de futebol local. Tudo faz parte da tradição”, explica Tim Maia.
Um sonho de dois anos
O lançamento do CD pelo Sesc Itaquera teve a mediação do deputado estadual Adriano Diogo. “O Adriano sempre valorizou todo esse trabalho que fazemos, e a negociação dele com o Sesc para que assumissem a produção do CD é desinteressada. Da nossa parte, temos certeza da relação saudável que temos com o deputado e o seu empenho na realização do projeto tem que ser registrada”, informa Tim Maia.
A presença da Bete Carvalho também não é de última hora, lembram os entrevistados. “Como músicos da banda dela que conhece a gente desde a Bexiga há muito tempo, já estivemos na África do Sul, Na Europa, Estados Unidos e ela já esteve algumas vezes em São Mateus para conhecer o que se produz em termos de música por aqui”, explica Iverson. “Hoje ela é uma grande fã da música que fazemos”, finaliza.
Estava previsto para o dia 12 às 13h00, um ensaio no Sesc Itaquera e finalmente no dia 16 o show oficial de lançamento com a presença de sambistas de São Paulo todo e da Velha Guarda da Camisa Verde e Branca. Nesse dia os interessados poderão adquirir o CD Berço de Samba de São Mateus ao preço de R$ 10,00.
Falando por Tim Maia, Iverson destacou a importância na divulgação dos trabalhos que são feitos a partir do boteco do Tim Maia, entre eles a orquestra, as festas comunitárias e as rodas de samba também uma vez por mês. O local tem sido espaço de aglutinação dessa recente produção cultural local e fica na Rua João do Canto e Melo, 321, Parque São Rafael e o telefone para maiores informações sobre os trabalhos desenvolvidos é 6753-5042.
Deixe um comentário