Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Comunidade jucaica vai amplia atuação em São Mateus

leave a comment »

Marcos Moreira ou Mordechi Moré Ben Yhuda, em hebraico é um rabino morador de São Mateus que chama a atenção por seus trajes típicos de um judeu religioso. Nascido no Brasil com pai judeu de origem etíope e mãe de origem portuguesa iniciou nossa conversa explicando que judeus são aqueles que adotaram a religião judia não necessariamente todos os nascidos em Israel como costumeiramente é confundido.
Marcos esteve na redação para falar sobre a inauguração oficial da sua entidade instalada no Jardim da Conquista, a Comunidade Judaica Sefarad Beith Israel prevista para agosto próximo e sobre os trabalhos que já desenvolve e os que pretende desenvolver. Antes avisa que os judeus, em geral, têm consciência de contribuir para mudar para melhor o ambiente. Por essa razão a entidade fará palestras contra as drogas, por exemplo, encontros de incentivo empreendedor, neurolinguistica, desenvolvimento do raciocínio lógico. Cursos profissionalizantes como cabeleireiro e manicure serão oferecidos. Também darão atendimento e acompanhamento psicológico, dentro da medida do possível. Falarão sobre cultura, passaram filmes gratuitos com temática semita. Mesmo com essas ações, o rabino ressalta que não é o seu objetivo fazer proselitismo religioso. "Não estou buscando as pessoas para que se tornem judeus. Claro, que se alguma procura e interesse tiver nessa direção podemos ajudar. Nossa posição é contribuir para que as pessoas tenham boa educação, bons comportamentos dentro dos parâmetros do que é correto e do que não é". registra.
A partir do ano que vem segundo Marcos, a entidade pretende viabilizar a existência de uma escola com professores que através do sistema Objetivo possam estar lecionando para crianças o hebraico, inglês, espanhol e outras matérias, financiada pela ajuda de empresários que possam indiretamente estar adotando como padrinho as crianças e alunos carentes. Nessa direção o rabino informa que já está procurando locais para instalá-la. Uma outra idéia para ser executada bem no coração do Jardim da Conquista é criar um espaço onde crianças possam ser adotadas. Enquanto isso está atendendo na Rua Águia Dourada, 39 a comunidade e fazendo triagem sócio-econômica para identificar as famílias realmente necessitadas para continuar a distribuição de cestas básicas. Critico, o rabino mostrou-se contrário aos programas assistenciais dos diversos governos que distribuem ajudas de forma indiscriminada.
Outra ação pretendida é ter uma casa onde quem tiver fome possa chegar e comer. Para isso deve contar com a ajuda de diversas feiras livres que ocorrem no entorno e que já auxiliam outras entidades, entre elas, um asilo com os quais ele já coopera e que espera futuramente poder assumir aquela entidade em parceria com a atual dona, uma senhora, segundo ele bastante esforçada e correta e que com a formalização através da entidade pode melhorar ainda mais o atendimento. "Estamos tentando assumir esse trabalho dessa senhora, ela tem muita boa vontade, queremos ajudar", informa. Outros dois projetos do rabino chamam a atenção: a possibilidade de desenvolver cadeiras de rodas a um custo muito menor do que os preços de mercado. "Conheço um artesão que consegue fazer de bicicletas usadas cadeiras de rodas e ele mora aqui na região", explica. O aproveitamento das embalagens de PET está entre os planos do religioso com vistas a estimular a reciclagem e eventual geração de renda para os catadores.
O rabino também quer criar um fórum inter-religioso com quem quiser participar de outras religiões e nele serão tratados assuntos e projetos em comum não religiosos. Marcos acredita que é possível trabalhar também com a mendicância local, tentar reinserí-los na sociedade de forma produtiva através de uma casa onde possam morar e trabalhar, nos moldes de um kibutz urbano. "Podemos ensiná-los a gerar rendas, como por exemplo, reciclar o óleo utilizado para virar sabão. Com a venda parte fica para a manutenção da casa, parte para o albergado". O rabino ainda informa que os que estiverem conseguindo se reinserir terão todo apoio possível da entidade inclusive para montarem ou retomarem suas famílias.
Com a inauguração da nova sinagoga Beith Israel no dia 11/08/07 na Rua Águia Dourada, no Jardim da Conquista o rabino pretende ampliar as suas relações e os trabalhos desenvolvido com a comunidade e outras entidades. A associação está aberta a toda e qualquer colaboração de pessoas idôneas. NO aspecto cultural mais amplo o rabino avisa que "aos domingos serão exibidos gratuitamente na sede filmes judaicos inclusive um documentário sobre a Origem judaica dos nordestinos". Os interessados podem ligar para os telefones: 11 6848 7041  6848 1779  9398 9716.

Written by Página Leste

14 de julho de 2007 às 17:28

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário