Paginaleste's Blog

Espaço de observação comprometido com a cidadania.

Brasil tem pior controle de corrupção, diz Banco Mundial

leave a comment »

Brasil tem pior controle da corrupção em 10 anos, diz Banco Mundial
 
Se é que a informação ainda vai surpreender alguém, o Banco Mundial – Bird divulgou este mês que o controle da corrupção no Brasil atingiu em 2006 o seu pior patamar nos últimos dez anos. O resultado foi apresentado no relatório Assuntos de Governança, do Bird e o índice de controle de corrupção "mede a extensão em que o poder público é usado para ganhos privados, incluindo pequenas e grandes formas de corrupção, assim como o ‘seqüestro’ do Estado pelas elites e pelos interesses privados". Descomplicando: como o Estado é utilizado pelas pessoas, organizações e empresas para encher as burras à custa dos nossos impostos.
O Brasil é muito corrupto, esse foi o sinal apresentado no relatório e tem que ser dito em todas as letras. O índice que caiu em 2006 para 47,1, em uma escala que vai de zero a cem já teve um controle melhor em 2000 quando alcançou um índice de 59,1% o que quer dizer que já fomos melhores em olhar e tentar controlar os corruptos. Agora, francamente, não surpreende mesmo, são renans, rorizes, juízes, delegados de polícia, servidores públicos federais, estaduais e municipais. São compradores das empresas públicas e são fiscais de rodovias e deixamos para os leitores completarem a lista que está muito longe de ter apenas estes.
Pioram os indicadores – O estudo do Bird que gera esse relatório faz parte de um projeto que reúne indicadores de boa governança mundial e desta vez avaliou 212 países observando seis critérios diferentes.
Além do próprio controle de corrupção, que esta muito aquém do que precisamos para não passar vergonha, o Brasil piorou nos índices que avaliam a eficiência do governo, a qualidade dos marcos regulatórios e a força no cumprimento das leis.
O índice que avalia a eficiência do governo – a qualidade dos serviços públicos, a independência do governo e a implementação de políticas – mostra que o Brasil vem perdendo posições desde 2003, mas não interessa, não é. Ainda somos campeões de futebol, vamos realizar o Pan e termos lindas praias com gente bronzeada.
Em termos da habilidade do governo brasileiro de formular e implementar leis que estimulem o setor privados, ou seja, a qualidade dos marcos regulatórios também caiu entre 2003 e 2006: de 62,9 para 54,1. Mas não importa, temos carnaval, o pantanal para pescar fora de temporada e a região amazônica para ser depredada.
Quanto à força da lei, no item que avalia a confiabilidade da polícia e dos tribunais – também piorou no Brasil. O indicador brasileiro caiu de 50, em 1996, para 41,4, em 2006 – o pior índice da história, segundo o Banco Mundial. Mas não importa poderemos jogar escondido nos bingos e tentar fazer a feirinha, livrando a nossa cara e os outros que se danem.
Estabilidade política e a representatividade dos cidadãos também foram medidas e os índices brasileiros são semelhantes na América Latina a paises como a Argentina, El Salvador e Panamá. Segundo o relatório do Bird, o Chile apresentou os melhores indicadores de toda América Latina em cinco dos seis critérios avaliados. Mas não importa não falamos espanhol mesmo.
Pra finalizar, mesmo não chegando ao fim Daniel Kauffmann, um dos autores do estudo e diretor de Governança Global do Instituto do Banco Mundial diz que: "Na média, não há evidência de que a boa governança no mundo em geral melhorou de forma significativa na última década. É um retrato muito variado". Mas não importa, não é? Continuamos brasileiros apesar de tudo, ou não?

Written by Página Leste

14 de julho de 2007 às 17:30

Publicado em Notícias e política

Deixe um comentário